sábado, 2 de novembro de 2013

Compartilhando conhecimentos II...

Mais uma resenha pra vocês do texto de Jesús Matín Barbero.

Resenhando....

O texto vem mostrar a inquietação do autor sobre os problemas relacionados a educação e cultura na Colômbia. Ele fala do descaso por parte dos meios decomunicação em não utilizar a televisão como um meio de propagar a educação e a cultura, servindo apenas como um mero transmissor.

O modelo de educação descrito mostra-se como autoritário ( relação professor- aluno), e o aprendizado se da de forma linear e sequencial, onde se torna mais complicado a sua inserção nos meios de comunicação e tecnologias. A educação se torna cada vez mais distante do desenvolvimento do país. O sistema educacional precisa mudar a sua maneira de se comunicar.

Conforme Margaret Mead afirma no texto, as pessoas mais velhas tem um pouco de dificuldade de adequar-se as novas tecnologias, então o essencial é que nos enquadremos aos novos modelos tecnológicos juntamente com os jovens, para que assim o desenvolvimento da aprendizagem seja eficaz, visto que a escola não é o único lugar da legitimação do saber. 

Relacionando a leitura do texto que tem como tema Informática na Educação Infantil, pode-se perceber que as tecnologias influenciam no desenvolvimento da aprendizagem de qualquer pessoa, em qualquer idade. Trazendo para as crianças da educação infantil, a informática ajuda principalmente no desenvolvimento da cordenação motora. Pode-se aproveitar a informática como ferramenta pra incentivar a leitura, o gosto pela arte, onde a criança pode realizar uma atividade de desenho de maneiras diferentes, sem precisar utilizar o papel e o lápis como lhe é de costume, pode-se incentivar o gosto por vídeos, músicas, tudo aquilo que nos é disponível no computador, na internet. Encontramos assim, a informática como um dos melhores meios de propagar a cultura.
  
Espero que vocês tenham gostado... Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário