Contando História...
Objetivos:
- Incentivar o prazer pelas histórias;
- Estimular a criatividade;
- Aprimorar a coordenação motora.
Publico Alvo:
Turmas do pré- escolar II
Duração da Atividade:
Uma ou duas aulas ( se necessário)
Materiais Necessários:
- Livro de literatura infantil
- Computador
Passo a Passo:
Ao iniciar a aula, a professora irá pedir para as crianças escolherem uma história infantil que eles queiram conhecer. Após a escolha das crianças, a professora contará a história as crianças; Logo após, os alunos irão desenhar no programa PAINT o que elas mais gostaram na história: uma cena, um personagem... Ao terminarem os desenhos, cada criança apresentara para a turma aquilo que eles criaram.
Links de atividades relacionadas :http://enriquecendoideias.blogspot.com.br/2012/11/plano-de-aula-contacao-de-historias.html
Postado por GÉSSICA SCHERZ
AS ABELHAS
PESQUISA NA INTERNET
Público alvo:
Pré-escola II (5-6 anos).
Objetivos:
- Entrar em contato com textos informativos;
- Aprender procedimentos de leitura de imagens para buscar informações;
- Pesquisar a vida das abelhas;
- Usar alguns recursos do computador;
- Construir familiaridade com o computador e usar alguns recursos do mesmo.
Tempo estimado:
Aproximadamente seis (06) dias de aula.
Materiais necessários:
- Computador ou notebook com acesso à internet e um editor de textos;
- Impressora, cartolinas e materiais pré-selecionados para pesquisa sobre as abelhas (como enciclopédias e revistas);
- Cartazes com figuras das principais características das abelhas;
- Rádio;
- CD com a música: As abelhas (Vinicius de Moraes);
-Televisão;
- Vídeos – filmes:
-Abelha no labirinto (mexendo com as setas)
Passo a passo (como fazer):
1ª etapa
No primeiro dia coloque o filme “Bee Movie, a história de uma abelha” e ao final questionar o que as crianças sabem sobre as abelhas.
Utilizando computador ou notebook com acesso a internet, o professor convidará a descobrir detalhes sobre a vida das abelhas.
Obs.: Comporte-se como um modelo para elas: ao ligar a máquina e conectá-la à internet, verbalize os procedimentos. Elabore um cartaz com o que os pequenos sabem sobre esses animais e outro com o que desejam descobrir, fazendo o papel de escriba. Esses cartazes deverão ser expostos em sala de aula.
2ª etapa
Apresente os materiais para a turma pesquisar informações a respeito das abelhas. Fale sobre consultar a internet também. Organize grupos para que cada um trabalhe com uma fonte. Enquanto algumas crianças observam enciclopédias, outras selecionam fotos de revista e as demais fazem buscas na internet com sua ajuda.
Antes, retome os cartazes para que todos saibam o que precisam buscar. Para trabalhar com o grupo do computador, apresente o site Ciência Hoje para Crianças. Explique o que pode ser feito e como digitar no campo da busca a palavra "abelha".
Se necessário, escreva o termo e oriente-as a digitá-la copiando. Questione a necessidade de imprimir tudo o que for descoberto e a validade de salvar os endereços para acessá-los depois. Proponha o rodízio dos grupos para que todos tenham contato com as fontes. Organize uma roda para socializar as descobertas.
3ª etapa
Acesse o site da revista Recreio (recreionline.abril.com.br) e apresente-o à turma, lendo os destaques. Aponte o campo de busca. Peça que os pequenos expliquem o que deve ser feito para encontrar informações sobre as abelhas. Encaminhe-os a encontrar a ficha técnica delas.
4ª etapa
Neste dia será apresentado o segundo vídeo, que poderá ser acessado através da internet no computador ou notebook: Abelhinhas, uma aventura radical.
Depois reúna o grupo para brincar com os jogos online selecionados. Todos devem jogar, usando o mouse e as setas do teclado. Se necessário, organize um rodízio.
5ª etapa
Nesta etapa as crianças conhecerão a música “As abelhas” de Vinicius de Moraes e com a ajuda do professor montarão uma coreografia para a mesma, devendo pesquisar um vídeo com coreografia da música na internet (youtube), para que possam escolher um e dançar parecido.
6ª etapa
Os alunos serão convidados a montarem em pequenos grupos cartazes ilustrados sobre o que descobriram sobre as abelhas.
O professor deverá auxiliá-los na montagem de legendas através do computador.
Avaliação
Analise os conhecimentos adquiridos pelas crianças sobre as abelhas e também sobre como elas passaram a lidar com o computador. É importante que tenham desenvolvido autonomia para identificar ícones para acessar a internet e pesquisar em sites.
Sugestões:
Dependendo do interesse das crianças o projeto poderá ser alongado e outra atividades podem ser acrescentadas, como por exemplo: contação de histórias com abelhas, confecção de abelhas de sucata, utilizando a pesquisa na internet para descobrir como confeccionar, que materiais utilizar, etc, que histórias existem, se tem alguma disponível para leitura em algum site.
Historinhas:
Bibliografia sugerida:
DRUMMOND, Murilo Sérgio. LACERDA, Lenira de Melo. Projeto Abelhas Nativas. São Luis: AMAVIDA e UFMA, 2005
Postado por ADRYELLE LESSA
“A casa” – Vinícius de Moraes
·
Tema da aula: A
Casa dos amimais.
·
Disciplina:
Ciências da Natureza.
·
Conteúdo:Onde os
amimais vivem? A diferença do hábitat dos amimais selvagens para os amimais
domésticos.
·
Nível de Ensino: Educação Infantil – Faixa
Etária: 4 a 5 anos de idade.
·
Duração:Aproximadamente
1 a 2 dias.
·
Justificativa:
Promover a reflexão sobre os diversos tipos de moradias dos
amimais, identificando os animais domésticos e selvagens.
·
Objetivos:
o
Compreender a diferença do hábitat do animal doméstico para
o animal selvagem.
o
Estimular a percepção auditiva e visual.
o
Desenvolver a criatividade; o equilíbrio e concentração.
o
Incentivar a linguagem oral.
·
Recursos
Utilizados:
o
Música - “A Casa de Vinícius de Moraes”.
o
Filme: “O Rei Leão - Disney”.
o
Computador – Pesquisa de Figuras
·
Procedimentos:
o
Ao iniciar a aula o professor (a) irá colocará para ser
ouvida a música de Vinícius de Moraes, juntamente com a letra da mesma.
o
Em seguida irá problematizar se as casas que moramos são
iguais. E as casas dos animais são iguais as nossas?!
o
Posteriormente o educador falará sobre a diferença entre os
animais domésticos e selvagens. E pedirá para que os educandos de exemplos de
animais domésticos e animais selvagens.
o
Seguidamente levará a turma ao laboratório de informática e
pesquisarão juntos com o professor figuras dos animais em suas respectivas
habitações.
o
Ao retornar a sala de aula pedirá para os alunos desenharem
um animal doméstico e um animal selvagem cada um em sua “casa”.
o
Para finalizar irão ver o filme “O Rei Leão - Disney”, que
apresenta diferentes animais selvagens e suas respectivas habitações.
·
Avaliação:
o
O educador através do desenho e da pesquisa feita no
laboratório de informática da criança avaliará a internalização dos conceitos
transmitidos. A diferença do animal doméstico e selvagem.
Observação: De acordo com
o interesse e desenvolvimento desse conteúdo junto com as crianças o projeto
poderá se estender ou não.
Links de atividades
relacionadas: http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/12/projeto-animais-para-educacao-infantil.html
Por Bruna
Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário