Planos de Aula

Contando História...


Objetivos:
-  Incentivar o prazer pelas histórias;
- Estimular a criatividade;
- Aprimorar a coordenação motora.

Publico Alvo:
Turmas do pré- escolar II 

Duração da Atividade:
Uma ou duas aulas ( se necessário)

Materiais Necessários:
- Livro de literatura infantil
- Computador

Passo a Passo:
 Ao iniciar a aula, a professora irá pedir para as crianças escolherem uma história infantil que eles queiram conhecer. Após a escolha das crianças, a professora contará a história as crianças; Logo após, os alunos irão desenhar no programa PAINT o que elas mais gostaram na história: uma cena, um personagem... Ao terminarem os desenhos, cada criança apresentara para a turma aquilo que eles criaram.








Postado por GÉSSICA SCHERZ



AS ABELHAS
PESQUISA NA INTERNET


Público alvo:
Pré-escola II (5-6 anos).


Objetivos:
- Entrar em contato com textos informativos;

- Aprender procedimentos de leitura de imagens para buscar informações;
- Pesquisar a vida das abelhas; 
- Usar alguns recursos do computador;
- Construir familiaridade com o computador e usar alguns recursos do mesmo. 

Tempo estimado:
Aproximadamente seis (06) dias de aula.

Materiais necessários: 
- Computador ou notebook com acesso à internet e um editor de textos;
- Impressora, cartolinas e materiais pré-selecionados para pesquisa sobre as abelhas (como enciclopédias e revistas);
- Cartazes com figuras das principais características das abelhas;
- Rádio;
- CD com a música: As abelhas (Vinicius de Moraes);
-Televisão;
- Vídeos – filmes: 



- Jogos online:

O jogo das flores e das abelhas (coordenação com o mouse)
-Abelha no labirinto (mexendo com as setas) 

Passo a passo (como fazer):

1ª etapa

No primeiro dia coloque o filme “Bee Movie, a história de uma abelha” e ao final questionar o que as crianças sabem sobre as abelhas.
Utilizando computador ou notebook com acesso a internet, o professor convidará a descobrir detalhes sobre a vida das abelhas.
Obs.: Comporte-se como um modelo para elas: ao ligar a máquina e conectá-la à internet, verbalize os procedimentos. Elabore um cartaz com o que os pequenos sabem sobre esses animais e outro com o que desejam descobrir, fazendo o papel de escriba. Esses cartazes deverão ser expostos em sala de aula.


2ª etapa
Apresente os materiais para a turma pesquisar informações a respeito das abelhas. Fale sobre consultar a internet também. Organize grupos para que cada um trabalhe com uma fonte. Enquanto algumas crianças observam enciclopédias, outras selecionam fotos de revista e as demais fazem buscas na internet com sua ajuda.
Antes, retome os cartazes para que todos saibam o que precisam buscar. Para trabalhar com o grupo do computador, apresente o site Ciência Hoje para Crianças. Explique o que pode ser feito e como digitar no campo da busca a palavra "abelha".
Se necessário, escreva o termo e oriente-as a digitá-la copiando. Questione a necessidade de imprimir tudo o que for descoberto e a validade de salvar os endereços para acessá-los depois. Proponha o rodízio dos grupos para que todos tenham contato com as fontes. Organize uma roda para socializar as descobertas. 



3ª etapa
Acesse o site da revista Recreio (recreionline.abril.com.br) e apresente-o à turma, lendo os destaques. Aponte o campo de busca. Peça que os pequenos expliquem o que deve ser feito para encontrar informações sobre as abelhas. Encaminhe-os a encontrar a ficha técnica delas.

4ª etapa
Neste dia será apresentado o segundo vídeo, que poderá ser acessado através da internet no computador ou notebook: Abelhinhas, uma aventura radical.

Depois reúna o grupo para brincar com os jogos online selecionados. Todos devem jogar, usando o mouse e as setas do teclado. Se necessário, organize um rodízio.

5ª etapa
Nesta etapa as crianças conhecerão a música “As abelhas” de Vinicius de Moraes e com a ajuda do professor montarão uma coreografia para a mesma, devendo pesquisar um vídeo com coreografia da música na internet (youtube), para que possam escolher um e dançar parecido.

6ª etapa
Os alunos serão convidados a montarem em pequenos grupos cartazes ilustrados sobre o que descobriram sobre as abelhas.
O professor deverá auxiliá-los na montagem de legendas através do computador.



Avaliação 
Analise os conhecimentos adquiridos pelas crianças sobre as abelhas e também sobre como elas passaram a lidar com o computador. É importante que tenham desenvolvido autonomia para identificar ícones para acessar a internet e pesquisar em sites.

Sugestões:
Dependendo do interesse das crianças o projeto poderá ser alongado e outra atividades podem ser acrescentadas, como por exemplo: contação de histórias com abelhas, confecção de abelhas de sucata, utilizando a pesquisa na internet para descobrir como confeccionar, que materiais utilizar, etc, que histórias existem, se tem alguma disponível para leitura em algum site.

Historinhas:

  

Bibliografia sugerida:
DRUMMOND, Murilo Sérgio. LACERDA, Lenira de Melo. Projeto Abelhas Nativas. São Luis: AMAVIDA e UFMA, 2005

Postado por ADRYELLE LESSA



“A casa” – Vinícius de Moraes

·         Tema da aula: A Casa dos amimais.
·         Disciplina: Ciências da Natureza.
·         Conteúdo:Onde os amimais vivem? A diferença do hábitat dos amimais selvagens para os amimais domésticos.
·         Nível de Ensino: Educação Infantil – Faixa Etária: 4 a 5 anos de idade.
·         Duração:Aproximadamente 1 a 2 dias.

·         Justificativa: Promover a reflexão sobre os diversos tipos de moradias dos amimais, identificando os animais domésticos e selvagens.
·         Objetivos:
o   Compreender a diferença do hábitat do animal doméstico para o animal selvagem.
o   Estimular a percepção auditiva e visual.
o   Desenvolver a criatividade; o equilíbrio e concentração.
o   Incentivar a linguagem oral.
·         Recursos Utilizados:
o   Música - “A Casa de Vinícius de Moraes”.
o   Filme: “O Rei Leão - Disney”.
o   Computador – Pesquisa de Figuras

·         Procedimentos:
o   Ao iniciar a aula o professor (a) irá colocará para ser ouvida a música de Vinícius de Moraes, juntamente com a letra da mesma.
o   Em seguida irá problematizar se as casas que moramos são iguais. E as casas dos animais são iguais as nossas?!
o   Posteriormente o educador falará sobre a diferença entre os animais domésticos e selvagens. E pedirá para que os educandos de exemplos de animais domésticos e animais selvagens.
o   Seguidamente levará a turma ao laboratório de informática e pesquisarão juntos com o professor figuras dos animais em suas respectivas habitações.
o   Ao retornar a sala de aula pedirá para os alunos desenharem um animal doméstico e um animal selvagem cada um em sua “casa”.
o   Para finalizar irão ver o filme “O Rei Leão - Disney”, que apresenta diferentes animais selvagens e suas respectivas habitações.


·         Avaliação:
o   O educador através do desenho e da pesquisa feita no laboratório de informática da criança avaliará a internalização dos conceitos transmitidos. A diferença do animal doméstico e selvagem.
Observação: De acordo com o interesse e desenvolvimento desse conteúdo junto com as crianças o projeto poderá se estender ou não.










Por Bruna Soares


Nenhum comentário:

Postar um comentário