Metodologias

Os nossos objetivos com esta parte das metodologias são: pesquisar diversas formas de trabalhar a informática na educação infantil; analisar quais conteúdos podemos trabalhar com o auxilio da informática nas turmas de educação infantil, e principalmente, ajudar os internautas, que estejam procurando maneiras de utilizar a informática como um recurso pedagógico para as aula com os pequenos!!

Esperamos Ajudar a todos!!!!





Trabalhando com a Educação Infantil...

De que maneira podemos utilizar as mídias nas aulas com os pequeninos?

Utilizando a tecnologia a nosso  favor!!

Nas aulas nas turmas de educação infantil podemos utilizar diversos recursos tecnológicos, dentre eles o mais querido pelas crianças são os vídeos! Atualmente os desenhos infantis se tornaram parceiros das escolas, pois as cenas mostram de forma clara os conteúdos pedagógicos. Então se você quer apresentar algum conteúdo, ou relembrar, utilize os vídeos, eles são ideais, principalmente os da Xuxa e Dora, a aventureira.

Também podemos utilizar o rádio, e aprimorarmos a audição dos pequenos. Assim como o vídeo, o radio também pode nos auxiliar com as propostas pedagógicas, é só sabermos escolher a música correta!!

O jornal nos traz várias alternativas. Podemos trabalhar com noticias, com imagens, e até mesmo trabalhar a coordenação motora das crianças utilizando a tesoura e cola!! 

Podemos utilizar a fotografia e trabalharmos na percepção visual da criança, montarmos uma atividade ao qual ela possa analisar, descrever e recriar aquilo o que ela esta vendo!! 

O computador nos oferece um leque de opções para trabalharmos com as turmas, basta sabermos o que queremos trabalhar!! Com o computador podemos juntar tudo aquilo em que pensamos utilizar em nossas aulas: vídeo, musica, jornal, imagens, jogos e muito mais!!!

Por GÉSSICA SCHERZ



INSERINDO AS TICS COMO METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

“[...] A educação infantil por ser a porta de entrada das crianças na instituição escolar não pode eximir-se da obrigação de introduzir os pequenos nas linguagens e interações que ocorrem através das TIC, pois as crianças precisam desse aparato para desenvolver suas potencialidades em seu contexto social onde essas tecnologias já está há muito presentes.”

           O trecho acima nos faz refletir sobre como introduzir o mundo tecnológico e informativo nas salas de aula das turmas de Educação Infantil. É claro que, essa inserção independe do nível de ensino e sim da adaptação e utilização desses recursos de forma adequada a cada faixa etária.
            Neste contexto é possível utilizar de diferentes recursos, tais como: vídeo, rádio, computador, internet e suas ferramentas, jornal impresso, revistas, fotografia, e outros, já na Educação Infantil, visto que cada vez mais cedo as crianças tem acesso as diferentes tecnologias.
       O vídeo, acompanhado da TV e DVD, assim como o rádio, já ganhou um espaço/tempo específico nas salas de educação infantil, seja com um horário voltado para o mesmo, seja com apenas um dia na semana. O mesmo pode ser explorado para levar conhecimentos determinados, como forma de diversão e desenvolvimento de habilidades e aprendizados múltiplos. Os vídeos com músicas e/ou desenhos podem propiciar o desenvolvimento da linguagem, ampliação do vocabulário, conhecimentos sobre cores, animais, formas geométricas, números, contagem, quantidade. Tudo atrelado ao estímulo e exploração do professor, pois de nada adianta o uso dos vídeos sem propósito.
            “Para aproveitar o instrumento como parceiro na creche ou na pré-escola, o educador precisa garantir que aquela programação faça parte da proposta pedagógica. Para orientar se a escolha vale ser feita, alguns pontos podem ser levados em conta: o filme exibido às crianças é de qualidade? Qual mediação será feita para que os pontos de interesse sejam bem explorados? O tempo de exibição para atingir os resultados esperados está apropriado ou exagerado? Qual o efeito educativo daquela atividade? E seu objetivo?”
“Tendo essas preocupações em mente, e articulando esse material a outras linguagens, como contação de histórias, artes visuais, teatro e música, a TV entra como um dos possíveis elementos de apoio - e não o único a ser usado.”
 
            Outro recurso que pode ser utilizado na Educação Infantil é a fotografia impressa ou com câmera fotográfica ou celular, pois possibilita o autorreconhecimento e dos colegas, aprendizados sobre os nomes de si e dos ouros, com diferenciação das características. Para este fim o professor pode montar um painel / mural em sala com as fotografias e nomes das crianças, e explorá-las diariamente durante a chamadinha ou com atividades específicas. Também pode ser utilizada durante uma brincadeira dentro ou fora de sala, quando o professor pode auxiliar os ‘pequenos’ a tirar fotografias e observar o que tem na imagem, pode explorar o ambiente, fotografando uns aos outros, as árvores, os insetos (formigas, borboletas, etc), fazer autorretratos, etc.
            Os jornais impressos, encartes e revistas também fazem parte de uma gama de recursos muito utilizados nas salas de aula da educação infantil. Eles permitem que as crianças possam visualizar e pesquisar diferentes imagens e cores que ilustram diferentes aprendizados, assim como estimular o desenvolvimento motor dos pequenos. Tomando como exemplo minha própria experiência, costumo utilizar o encarte frequentemente com minha turma de maternal I (2-3 anos de idade), pois além deles adorarem manusear, estimulo a identificação dos alimentos, a “leitura” das embalagens que já reconhecem, etc. Nas revistas e jornais eles “leem” de suas formas as figuras e textos, e posso explorar o conhecimento que determinadas imagens possibilitam, além do mais posso estimular-lhes o desenvolvimento motor, rasgar, cortar, picar, amassar, colar, etc., brincar de diversas formas.
            Por último vou falar do maravilhoso recurso que se fez o computador, notebook e mais recentemente o tablet, que com o acesso a internet e suas múltiplas ferramentas possibilitam conhecimentos riquíssimos.
            A internet, principalmente com as crianças maiores da pré-escola, pode ser utilizada para pesquisas diversas para ampliar os conhecimentos sobre determinados conteúdos (mitos folclóricos, animais, culturas regionais, por exemplo) a serem trabalhados em sala de aula junto ao professor. As crianças da pré-escola, com acesso a um computador, podem aprender a “escrever” seus nomes digitando, desenvolver habilidade motora no paint, podem apreciar obras de arte acessados na internet para identificar cores e formas e incentivá-las a criatividade para desenhar, fazer releituras de obras, e levar-lhes a conhecer artistas diversos.

Obs.: As imagens ilustrativas foram retiradas de sites diversos.

Sites / links sugeridos:


Por ADRYELLE LESSA.


As TICs na prática pedagógica

A Tecnologia é a aplicação de um conhecimento, de um “saber como fazer”, de procedimentos e recursos para a solução de um problema no nosso cotidiano.
O professor deve aprender a ler e a escrever as diferentes linguagens, e as diversas técnicas de informação e de comunicação, assim como as distintas representações usadas nas diversas tecnologias.

A identidade do docente como ator e autor, se estabelece no sentido de ser professor, e confere à atividade docente no seu cotidiano a partir de seus princípios e dos seus valores, o modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações e saberes, e de sua rede de relações com outros funcionários da educação.

As tecnologias se caracterizam por: tecnologias de informação, tecnologias de comunicação, tecnologias interativas, tecnologias colaborativas.
As tecnologias de informação são as formas de gerar, armazenar, veicular e reproduzir a informação. As tecnologias de comunicação são as formas de difundir informação, incluindo as mídias mais tradicionais, da televisão, do vídeo, das redes de computadores, de livros, de revistas, do rádio, etc. Com a associação da informação e da comunicação há novos ambientes de aprendizagens, novos ambientes de interação.

A Tecnologia Interativa é a elaboração concomitante por parte do emissor (quem emite a mensagem) e do receptor (quem recebe a mensagem), codificando e decodificando os conteúdos, conforme a sua cultura e a realidade onde vivem. As tecnologias interativas se dão através da
televisão a cabo, vídeo interativo, programa multimídia e internet.

As tecnologias colaborativas facilitam as interações entre pessoas e o mundo, permitem um trabalho em equipe satisfatório, e com as diferentes linguagens proporcionam tipos diferentes de aprendizagens.

Na agenda do século XXI, o professor deve colocar as tecnologias como aliadas para facilitar o seu trabalho docente. Deve-se usá-las no sentido cultural, científico e tecnológico, de modo que os alunos adquiram condições para enfrentar os problemas e buscar soluções para viver no mundo contemporâneo. Ao professor cabe o processo de decisão e condução do aprendizado. De acordo com Gadotti, o professor deve ser um aprendiz permanente e um organizador da aprendizagem. Esclarecemos que um ambiente de aprendizagem não pode se transformar em mero transmissor de informações, mas, na efetivação da comunicação e construção colaborativa do conhecimento.
Por Amelia Hamze
Educadora
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos

Superinteressante o que AmeliaHamze, educadora assim como nós coloca acima, atualmente vivemos em mundo que cada vez mais cedo as crianças têm acesso a diversos tipos de tecnologias e vão se apoderando do conhecimento transmitido pelas mesmas. E apropriando – se dessa realidade continuaremos a mostrar as diversas possibilidades que temos de trabalhar com as tecnologias com os nossos pequenos.

Não há mídia que não possa ser usada na escola, posto que estão no mundo ,o que são usadas no espaço extra escolar por alunos e professores deveria ser de interesse da escola usá-la ou refletir junto aos alunos sobre o modo como a usamos”.. (autor desconhecido)


                     Diferentes Enfoques do Computador na Sala de Aula

O objetivo da introdução do computador na educação não deve ser apenas modismo ou educação ou preocupação em estar atualizado com relação às inovações tecnológicas, visto que esse tipo de argumentação pode levar a uma subtilização do computador.
Deve-se se colocar a participação de todos, durante as diferentes fases da implantação do trabalho da informática, a qual tem um papel fundamental na mudança da pratica pedagógica das escolas, possibilita a transição de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem integrada de conteúdos.
A atividade do uso do computador pode ser feita tanto para continuar transmitindo a informação para o aluno, portanto reforçar o processo de instrucionista do ensino, quanto para criar condições para que ele construa seu conhecimento em ambientes de aprendizagem que incorporam a utilização do computador.
O computador possibilita o trabalho concreto de processos de criação de implantação, dentro de um clima de busca, de interesse e motivação. Isso ocorre por meio de atividades que exigem planejamento, tentativas, hipóteses, classificações e motivações. Sua utilização impulsiona a aprendizagem por meio da exploração, pois facilita a compreensão de conceitos em relação a uma abordagem tradicional, estimulando a experimentação.


A Lousa Digital

A lousa digital permite que as crianças desenhem ou escrevam usando uma caneta especial, que funciona ainda como um mouse. Tudo o que o aluno produzir será também arquivado e fica registrada a evolução da escrita da criança. O objetivo é utilizar a lousa até com crianças a partir de um ano e dois meses de idade. Para estes, as atividades irão priorizar as experiências mais sensoriais.



Por Bruna Soares.

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