Exemplos de atividades planejadas em que podemos inserir o uso da informática na Educação Infantil:
E aí, gostaram da última postagem!? Muito interessante, não!?
Nesta postagem continuaremos utilizando daquilo que encontramos no site da postagem anterior, para exemplificar o uso da tecnologia a favor do desenvolvimento de múltiplas habilidades dos nossos 'pequenos' da Educação Infantil.
É claro que não podemos pensar na informática somente como um instrumento de apoio ao professor e tão pouco como, unicamente, modo mecânico de instruir conceitos... Precisamos deixar fluir o ensino-aprendizagem de maneira divertida e significativa para a criança, utilizar para favorecer também a eles e enriquecer suas descobertas e, é claro, suas atividades, muitas vezes rotineira.
Lembramos, ainda, que a tecnologia (informática, p.ex.) pode ser utilizada como recurso nas diferentes áreas do conhecimento: Linguagem oral e escrita, Matemática, Corpo em Movimento, Artes e Ciências.
Vejamos algumas atividades que se tornam mais interessantes e ricas com o uso das tecnologias, principalmente do computador (informática):
Números e letras |
FAIXA ETÁRIA: 2 a 5 anos EIXO: Linguagem Oral e Escrita e Matemática TEMPO: 1 aula.
OBJETIVOS TECNOLÓGICOS: ★ Processador de texto: inserir e apagar letras e números;★ Multimídia: executar uma apresentação/ escrever e desenhar em uma apresentação.
RECURSOS: Notebook ou tablet, alfabeto móvel ou o próprio alfabeto da sala.
|
1. A aula inicia com uma atividade em roda utilizando as letras do alfabeto móvel ou o alfabeto exposto na sala, onde cada criança irá identificar a primeira letra de seu nome e falar qual é; podem também reconhecer a letra dos coleguinhas da sala e ajudar quem precisar.
2. A professora apresenta o recurso multimídia (PowerPoint) e a letra da música dos Indiozinhos; ainda em roda, cantar a música dos Indiozinhos com gestos; com a música em apresentação (um slide com a música), ela incentiva que os alunos encontrem letras e números conhecidos, chamando-as para localizar os números e falarem algumas letras que reconhecem no texto. No espaço em branco, convide as crianças, uma por vez, para que desenhem coisas que aparecem na música para ilustrar, como os indiozinhos, o barco, o jacaré, utilizando a caneta que surge no canto inferior esquerdo.
3. Feita essa parte, abra o processador de texto (Word) e convide cada aluno para escrever seu primeiro nome e escolher a cor que deseja.
4. Não esqueça de salvar a atividade.
|
Você sabia? Muitos são os recursos tecnológicos que podem ser utilizados em uma sala de aula, como computadores, notebooks, lousas interativas, apresentações multimídia, mesas educacionais de alfabetização interativas, entre outros. |
Saiba + Segundo a professora de Língua Portuguesa Renata Beduschi Souza, da rede municipal de Campo Bom (RS), "os recursos tecnológicos devem servir como extensões do professor. Ideias abstratas se tornam passíveis de visualização; o microscópico se torna grande; o passado se torna presente, facilitando o aprendizado e transformando o conteúdo em objeto de curiosidade e interesse". Além disso, ela também salienta que "o uso das tecnologias na escola está além de disponibilizar tais recursos; ele implica aliar método e metodologia na busca de um ensino mais interativo". |
O corpo em movimento |
FAIXA ETÁRIA: 3 a 5 anos EIXO: movimento e Matemática TEMPO: 1 aula.
OBJETIVOS TECNOLÓGICOS: ★ Identificar e utilizar recursos do editor de desenho: autoformas.★ Selecionar e identificar cores.★ Salvar arquivo.
RECURSOS: Bexigas e notebooks.
|
1. A primeira parte será uma atividade externa (pode ser na quadra, gramado ou pátio). Faça um círculo com as crianças. Explique que é uma "brincadeira" utilizando o corpo, e que deverão passar a bexiga por cima da cabeça até passar por todos (difi cultar a atividade passando a bexiga por baixo das pernas, do lado esquerdo e/ ou direito).
2. Nessa segunda parte, voltando para a sala de aula, apresente às crianças o botão da autoforma no editor de desenhos (Paint), solicite que escolham uma imagem para inserir na tela de desenho em branco e crie um desenho a partir daquela escolhida. Permita que alterem as cores delas.
3. Peça que cada um mostre o desenho feito com os outros coleguinhas da turma.
4. Salve a atividade
Sugestões: nessa atividade foi usado o desenho com interferência; se antes a professora já entregava a folha com alguma intervenção, dessa vez, a criança a escolheu. A criação do desenho poderia ser trocada por cada criança que irá fazer seu autorretrato ou desenhar o colega, família, e desenvolver, assim, o eixo Natureza e Sociedade trabalhando família - identidade e autonomia. |
|
Releitura de contos de fadas |
FAIXA ETÁRIA: 4 a 5 anos EIXO: Linguagem Oral e Escrita e Natureza e Sociedade TEMPO: 1 aula.
OBJETIVOS TECNOLÓGICOS: ★ Identificar e utilizar recursos do editor de desenhos - inserir autoformas/ editar cores.
RECURSOS: Notebooks, celular, livro do conto escolhido.
|
1. A professora escolhe um conto de fada ou uma história que esteja trabalhando com a turma. Ela contará a história com o livro, podendo encenar, ou como se sentir mais confortável.
2. Com seu próprio celular ou um gravador em mãos, solicite que alguma criança conte a história, e os outros podem complementar quando necessário, contando a história toda do "jeitinho" deles. Coloque para que as crianças ouçam a história ou conto contada por eles mesmos.
3. Depois, com a turma separada em duplas, peça que, no editor de desenhos, façam uma parte da história que mais gostaram e, ao final, compartilhem os resultados contando a parte que quiseram representar.
4. Salve a atividade.
Dica esperta! Se preferir, pode separar a história por partes e a turma em grupos, para que cada grupo represente tal parte. |
Avaliação Deverá ser realizada por meio de registros das aulas e fotos. Observando sempre o desenvolvimento e dificuldade dos alunos.
Registro Relatar como foi a aula. "As crianças ficaram agitadas, con- seguiram realizar todas as atividades, tiveram dificuldades, pontos positivos?"
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário