Dando continuidade ao estudo realizado sobre o texto de Jesús Martín – Barbero - “Desafios Culturais da Comunicação á educação – Inovações no Campo da Comunicação colocam desafios para a Educação que não devem ser menos prezados quando se pretende a construção da cidadania.”
Espero que gostem!
Assessor
do Instituto de Estudos sobreCultiras e Comunicação da Universidade Nacional,
da Colômbia, Jesús Martín –Barbero em seu artigo “Desafios Culturais da
Comunicação á Educação”, questiona a dificuldade em se ter harmonia nos meios
de comunicação tecnológicas com as práticas educativas.
Vive-se
uma realidade divergente da qual se vivia cinco anos atrás, a tecnologia com o
tempo conquistou e tornou-se parte do cotidiano, fazendo-se parte da cultura do
século. E que relação essa cultura tem com a Educação?
Martín
– Barbero, mostra que na Colômbia a grande dificuldade está em reconhecer a
importância na elaboração de políticas culturais no campo das telecomunicações
e outras formas de aquisição de informações e conhecimentos por meio das
tecnologias. Mesmo com o avanço tecnológico o modelo educacional ainda é
vertical, uma relação de autoritarismo na relação professor – aluno. Partindo
dessa relaçãodo sistema educacional com as tecnologias presentes hoje,
desenvolve-se um artigo que dialoga com diversos fatores que influenciam na
qualidade educacional como formadora de cidadãos. Reconhecendo a importância da
informação e do conhecimento como eixo central do desenvolvimento social.
“o
ponto de partida para se pensar as relações da educação com a comunicação está
aqui: na centralidade que o conhecimento e a informação têm ainda em países
como o nosso, [...]” (Martín – Barbero,2000, p. 53).
Interessante
ressaltar que poderia se pensar numa solução simples para a apropriação do
sistema educacional as tecnologias, preocupando-se que o processo aconteça desde
a inserção das crianças no ambiente escolar, que é na educação infantil até o
ensino médio preparando os aprendizes para o mundo capitalista que os cerca.
Contudo, a dificuldade de enxergar a importância das tecnologias no ambiente
educacional, para algumas escolas, ainda é um pouco utópico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário